quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Muita calma nessa hora...

       Antes de qualquer coisa, quero que vejam esse vídeo da minha Tilili, que me inspirou na abordagem desse assunto que quero tratar:




       Antes de engravidar, eu achava que ia ser uma mãe super rígida, que não ia tolerar bagunças, nem mal criações, nem manhas, etc,etc,etc. Ficava imaginando o que ia fazer a cada situação, e sofria da ilusão de que meu filho ou filha não ia ficar futricando nas coisas, nem bagunçando a minha casa. Achava que ia ser uma espécie de esfinge, apenas enfeitando meu belo lar. Bem, minha filha nasceu, a bobeira da mãe aqui nasceu junto, e tudo mudou de perspectiva. Confesso que no começo me incomodava a bagunça que minha nenê fazia, assim que começou com a independência de seus movimentos. Me dava agonia o fato de arrumar as coisas milimetricamente, da maneira que estava acostumada, para dali a 20 segundos estar tudo bagunçado novamente. Lembro de voltar do trabalho, bem num dia de plantão, meio estressada, e encontrar a sala cheeeeeeeeeeia de brinquedos da dona Laís espalhado pelo apartamento inteiro. Entrei pulando sobre as bonecas, ursinhos, chocalhos e mordedores, resmungando para o meu marido: "Meeeeeeeu Deeeeeeus, que bagunça, não suporto ver isso". E o meu marido: "Que bagunça?" Respondi furiosamente: "Esta bagunça toda que o dona Laís espalhou pela casa". Então meu marido respondeu calmamente: "Isso é apenas bagunça de nenê.....sempre quis ter essa bagunça na minha casa!". Ele me desmontou!!!!!!!Comecei a refletir sobre minhas atitudes, deixando de curtir o desenvolvimento da minha filha, em prol de uma casa organizada. Terei o resto da vida para arrumar minha sala, mas minha filha vai passar por essa fase muito rápido. Mais tarde, quando ela estiver ocupada com seus afazeres, amigos, namorado, faculdade, e não tiver tempo pra mim, então terei tempo de sobra para organizar minha casa. 
     Lembrei também das palavras da minha grande amiga, parceira, irmã e conselheira, Bete: "Deixa ela explorar, deixa ela descobrir. Ela está curiosa com tudo e precisa explorar pra aprender." Realmente, ela tem razão. Passei a enxergar as bagunças da minha filha com outros olhos, que me fizeram achar a maior graça desse vídeo que meu marido fez, por exemplo. Pensei naquelas crianças cujos pais não tem paciência, e que ao flagrar uma situação como essa, muitas vezes perdem a cabeça e acabam batendo, e as vezes batendo muito, em seus filhos. Vamos começar a ver as situações com bom humor, as vezes uma mudança de perspectiva ajuda... 
        Não digo que se deve deixar as crianças bagunçarem tudo, claro que ainda assim tem que colocar limites, ficar de olho, até para a proteção da criança, pois é muito fácil os pequenos se machucarem durante suas "explorações". Hoje eu cedi bastante com relação a isso, deixo a Lais fazer bastante bagunça, e para não ficar nervosa quando ela começa e revirar todas as roupas das suas gavetas, mudo o ponto de vista, e entendo que ela está desenvolvendo, gastando energia, explorando, saciando sua curiosidade inerente a sua idade. Objetos a gente recoloca tudo no lugar. O que não tem preço são momentos como esse captado pelo meu marido. Quero dar também os meus parabéns ao meu marido pela sua sensibilidade e bom humor ao lidar com esse tipo de situação. Ele é mestre em em mostrar o outro lado das situações.
          Então é isso gente, deixem suas crianças explorarem os ambientes, mas sempre com mil olhos atentos. A cozinha é um território proibido, assim como o banheiro. Não permito que ela entre, pois o risco de acidentes é altíssimo. Muitos podem estar se perguntando como irei fazer quando ela quiser pegar as coisas na casa dos outros. Ou como farei para que ela se comporte. Sinceramente: NÃO SEI!!!!! Só sei que é difícil a criança que não faz bagunça, que não chora, não grita nem se joga no chão. A minha não será uma excessão, com certeza. Brigar toda hora e bater também não vai resolver nada. Acho que o jeito é ir conversando com ela, e a medida que ela for crescendo e entendendo, eu vou orientando e balizando o seu comportamento. Com certeza darei limites para ela, mas agora com muito mais bom humor e paciência. Tenho um anjo lindo dentro da minha casa que precisa de amor, carinho, dedicação e educação. Tenho um presente de Deus.....
Bjssssssssss!!!!!!!!!!


8 comentários:

  1. É amiga, por isso te admiro e sinto por não ter esperado vc ter filho antes,apesar que eu não estava em condições de refletir.Mais hoje a reflexão veio e tentamos recuperar esse tempo de maneira mais fácil ,comecei a ter mais paciencia ele já tinha 3 anos e agora vai fazer 5 e somos muito felizes.É difícel dizer se é bom ou não mais meu filho é um exemplo tanto na nossa casa como na dos outros. Motivo de elogios pela escola e família,pelo menos no sentido de organização educação,mais lógico que nem em tudo,normal é claro.Sempre pensei num futuro melhor para ele e deixei de viver certos momentos.
    Beijos amiga e desculpe se ocupei muito seu espaço.Te adoro.

    ResponderExcluir
  2. Oi, amor! Obrigado pelo carinho com o qual sempre me cita no seu blog! A respeito de bagunçar na casa dos outros, bem, sempre bagunçaram na minha casa, agora é a nossa vez, minha e da Laisinha!
    Beijos, te amo!

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha...verdade amor, agora é a nossa vez....
    Sirlei, amiga, o JP realmente é um exemplo, e acho que já é da personalidade dele, ele é muito tranquilo. Vc é uma mãe exemplar, e sempre me aconselha muito, vc sabe o quanto me ajudou tanto na minha gravidez quanto no meu pós parto né? Sou muito grata a vc, tb te adoooooooroooooo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. É LUH. Ser Mãe não é fácil não, mas saiba que você está tirando de letra. Você já está preparada para ter mais uma meia dúzia pelo menos.Agora ser mãe de uma princezinha como é a Laís é muito gratificante. Sejam muiiiiito felizes. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Que fofa, mexa mesmo Laís...
    Quero saber o que é isso? para que serve? horas bolas nunca tinha visto isto antes! deixa eu testar meu tato, meu paladar, meu alfato,rs...
    Olha o mais importante disto tudo é que aprendemos muito com essas coisinhas pequeneninhas...
    Antes tinhamos um pensamento diferente das atitudes que tomamos hoje, é um bom sinal que mudamos nossa forma de agir para melhor, estamos no século XXI o mundo evoluiu...
    Chega de falar a minha mãe dizia isto, fazia isso e etc... Lembre só das coisas boas para usar de exemplo...
    Quem um dia não foi criança e teve uma imença vontade das coisas da mamãe e do papai?
    Até pareces que o melhor coisa é brincar só com as bonecas e os carrinhos.
    Uma caixa de papelão pode virar uma casinha ou qualquer outra coisa, vai depender da imaginação e criatividade que estes pequeninos sabem usar..
    Abençoada natureza que nos proporcionou estas preociosidades em nossas vidas.
    É minha amiga, que mãe maravilhosa e pai maravilhoso vocês deixariam de ser se não mudacem algumas regras pensando no bem estar de sua filha, realmente a vida passa tão rápido, o momento é único, nem conseguimos acompanhar tantas coisas que eles facem de gostoso, muitas as vezes m que rimos sozinhos de alegria ao ver eles aprontando...
    Como vc escreveu a bagunça é para depois...
    Eu deixo a bagunça para outro dia, os incomodados que arrumem para nós, rs...
    Gostei muito deste comentario, que sirva de reflexão para os pais que deixam de curtir estes momentos únicos e principalmente deixam de dar uma boa GARGALHADA com a traquinagem de seus filhos....
    Fico muito feliz, que algumas palavras que eu falo sirva para o bem da Laís....
    Beijos para todas e todos...

    ResponderExcluir
  6. Olá, senti falta dos seus posts, achei que tivesse desistido do bloguinho que é sempre tão criativo. Que bom que voltou. Sua bebê é linda! Tô começando a ter vontade de um "furacãozinho" desses no meu larzinho. Tenha uma abençoada semana, você e sua família linda.

    por K.M

    ResponderExcluir
  7. Bete, vc tem toda razão, hoje vejo tudo de uma forma diferente, me divirto muito mais,e aprendemos muito com os pequeninos. Eu gosto muito de escutar as minhas amigas que já são mães, cada uma de vcs contribuiu de alguma forma, tanto que me inspiraram para escrever este blog. Bjs, amo vcs!!!
    Késia, querida, não desisti não, só ando bem sem tempo, como vc pode ver no vídeo, o meu furacaozinho tem me deixado beeeem ocupada. Mas é muito bom, tenha mesmo viu? Bjuuuu!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Dona Marinalva, mais meia duzia nao, por favor, rsssss!!!!!!!Talvez mais um, ou uma, quem sabe, né? Realmente, ser mãe da Laís é uma benção muito grande. Bju!!!!!!E a avó da Laís e da Manu, heim?Presente em dobro, heim?

    ResponderExcluir