domingo, 1 de maio de 2011

SHANTALA!!

Participei de uma oficina de Shantala, ministrada pela minha querida colega, a fisioterapeuta Emanuelli, e nem preciso comentar que adorei. Gostaria de compartilhar com vocês as principais informações sobre o tema, pois acredito que cada momento com seu bebê é único, e vale a pena ser explorado ao máximo. É muito importante para o bebê que seja acariciado, protegido, amado, e podemos fazer isso praticamente o tempo todo. Como já disse em uma postagem anterior, o momento do banho é muito importante para mim, pois tenho todo um ritual com a minha filha, e tento estabelecer com ela esses laços de carinho sempre. Na hora de trocar a fralda, a hora da papinha, do colinho, da brincadeira, enfim, tudo é motivo para dar muito amor e carinho, sempre conversando com ela num tom calmo de voz, passando confiança, fazendo com que ela se sinta amada e importante.
Com relação a massagem, a Shantala, assim como qualquer outra massagem aplicada à bebês, traz benefícios tanto para os pais quanto para os filhos. Através da massagem, podemos acalmar o bebê, melhorar as cólicas, os gazes, o trânsito intestinal. Pode melhorar a insônia, a digestão, e aumentar a ligação afetiva, além do desenvolvimento psicomotor. Melhora a oxigenação dos tecidos, favorece a respiração, relaxa e melhora o humor.  Aos pais, traz uma sensação de confiança em lidar com o bebê, um melhor conhecimento do corpo do bebê, além de estreitar os laços entre pais e filhos.
Bom, mas de onde vem essa técnica? Em 1976, o obstetra francês Fréderick Leboyer conheceu Shantala em uma de suas viagens à Índia. Ao ar livre, Shantala massageava seu bebê todas as manhãs, aproveitando o sol. Ela ensinou a técnica ao obstetra, e este a disseminou para o Ocidente. Batizou a massagem com o seu nome, e escreveu um livro sobre o tema.
Quando pode-se iniciar? Assim que cair o umbigo. Porém, é mais indicado a partir do primeiro mês de vida, pois o bebê já estará com a pele mais preparada. Então, se faz a partir do primeiro mês de vida, até uns quatro anos de idade. Mas pode-se fazer até quando a criança quiser e permitir. Tem crianças maiores, de até dez anos, que adoram a massagem. 
Bom, precisa de uma preparação para realizar a massagem, então vamos lá? 
  • Prepare o ambiente, deixe-o aquecido.O bebê não pode sentir frio nem desconforto. Até porque ninguém relaxa quando está com frio, não é? 
  • A massagem deve ser feita no bebê sem roupa e sem fralda, por isso que o ambiente precisa estar aquecido.  
  • Usar óleo aquecido, ou melhor, amornado. Não utilizar óleos com cheiros fortes, e sim os próprios para bebês, com cheirinho suave. Existem várias marcas no mercado, específicos para isso, que não desencadeiam alergias no bebê. Esquente um pouco de água, e coloque o frasco de óleo em banho maria. Não leve direto ao microondas nem ao fogo, pois alguns produtos são inflamáveis. E teste no seu pulso, para verificar a temperatura, ok?
  • A mãe deve estar tranquila, calma, sem preocupações, pois caso contrário, passará tensão e nervosismo ao bebê. Eles são muito sensíveis e percebem essas nossas alterações de humor.
  • A mãe deve se sentar com as pernas estendidas, costas eretas, ombros relaxados, e pode colocar o bebê sobre suas pernas, tomando o cuidado de forrar antes com uma toalha, um pano, pois o bebê estará sem fraldas, e aí já viu né? Pode colocar também o bebê sobre um colchonete, trocador, ou sobre a cama, enfim, num local onde a mãe se sinta confortável para poder realizar as manobras.
  • A massagem deve ser realizada num ritmo constante e lento, utilizando uma voz calma, baixa e suave. Pode até colocar uma música suave de fundo.
Bom, agora vamos a sequência da massagem Shantala:

  1. Abrindo livro no peito;
  2. Cruzando mãos do quadril ao ombro contrário;
  3. Bracelete braço;
  4. Movimentos de torção no braço;
  5. Massagem na mão;
  6. Outro braço: bracelete, torção e massagem na mão;
  7. Massagem no abdome com a mão e com o antebraço;
  8. Movimentos circulares (sentido relógio) no abdome;
  9. Bracelete perna;
  10. Movimento de torção em perna;
  11. Massagem no pé;
  12. Outra perna: bracelete, torção e massagem no pé;
  13. Massagem nas costas com as mãos;
  14. Massagem nas costas com os antebraços;
  15. Massagem das costas ai bumbum:
  16. Espremer o bumbum (pra ver a celulite mesmo, rs)
  17. Massagem das costas aos pés;
  18. Massagem no rosto;
  19. Massagem com polegares nas bochechas;
  20. Cruzar e descruzar braços;
  21. Cruzar e descruzar uma perna com um braço contrário;
  22. Cruzar e descruzar as pernas;
  23. E para finalizar...um banho bem gostoso!!!!!
Não consegui postar as imagens, mas aí vai um endereço com a sequência bem certinha pra vcs acompanharem, ok?


Bom gente, vamos experimentar, tenho certeza que seu bebê vai adorar. Alguns podem estranhar no começo, mas logo acostuma. Orienta-se que finalize com um banho para proporcionar maior relaxamento, e tirar todo o excesso de óleo do corpinho do bebê. Depois de uma sessão dessa massagem, um banho e uma boa mamada, seu bebê vai capotar, rssssss!!!!Gente, vamos praticar o toque com amor em nossas crianças. É através do toque que o bebê vai sentir o mundo, e se relacionar também com ele. A criança que recebe carinho, massagem, sente-se mais amada, e provavelmente vai refletir isso em sua vida. Quem recebe amor, retribui amor.
Gente, quem tiver interesse, pode deixar seu endereço de email nos comentários, que eu mando um material bem legal que eu tenho. Também é facil de achar na net, é só pesquisar.
Também preciso agradecer a Emanuelli, que além de ministrar a palestra, me forneceu todo o material de onde tirei informações para escrever para vocês.
Bjs, até a próxima!!!!!!!

3 comentários:

  1. Nossa Lu, realmente a Shantala é uma maravilha. dede os 2 meses de idade do meu filhote O Felipe eu sempre faço nele, relaxa e faz dormir muito bem.

    Seu disrio é muito show

    bjs pra vc e felicidades pra familia


    ...Juliana França...

    ResponderExcluir
  2. Realmente Ju, é uma maravilha. Antes de aprender a Shantala, eu já fazia uma massagem após o banho na Laís, ela adoooora!!!Na Shantala, ela fica dando risadinha, uma fofura!!Obrigada pela visita Ju, Beijão pra vc e fik com Deus!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Dica anotada para quando tiver meu rebento. Inspirador.
    Atenciosamente
    Késia Mara

    ResponderExcluir