quinta-feira, 17 de março de 2011

Cuidando da boquinha do bebê...

Começarei a escrever sobre um assunto bem longo e muito importante, então vamos por partes, rsss. Os cuidados com a boquinha do bebê. Trabalho em uma clínica Odontológica da Prefeitura, e convivo diariamente com inúmeras situações, e muitas vezes me preocupo com a falta de informação de alguns pais com relação a esse assunto. Primeiramente, a saúde começa pela boca, e a cárie precisa ser vista como uma doença. Alguns pais deixam a desejar com relação a higiene oral de seus filhos, por inúmeras situações, mas a grande maioria acredita que não há necessidade de cuidar tanto dos dentinhos de leite, pois estes logo irão cair. Esse tipo de pensamento é completamente equivocado.Vamos conversar, então: 
  • Primeiro de tudo, é preciso entender a cárie como uma doença infecciosa, que vai depender do grau de higiene oral e da dieta. Bem, deve-se iniciar a limpeza da boca do bebê antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos, quanto antes melhor. Eu por exemplo, esperei voltar da maternidade para casa, e depois de uma semana de adaptação com a rotina da minha bebê, comecei a efetuar a limpeza da boquinha dela, quando senti segurança. O ideal é que a mãe se sinta segura para começar as manobras.
  • Devemos higienizar a boquinha do bebê primeiramente para remover os restos de leite que irão fermentar na cavidade oral, e também para criar um hábito, tanto para a mãe quanto para a criança. O bebê se acostuma a ter sua cavidade oral sendo explorada, quando a mãe realiza a limpeza diariamente. Uma criança que nunca passou por isso, no momento em que nascerem os dentinhos, ela pode se assustar e não permitir que ninguem limpe sua boca. Os hábitos são passados aos pequenos através de rotinas e exemplos.
  • Como realizar a limpeza? Com uma dedeira de borracha, ou com uma fraldinha que seja separada para uso exclusivo da higiene oral, ou com gaze e um pouco de água filtrada ou fervida. Deve-se enrolar o dedo indicador na fralda ou gase, embeber na água e limpar as gengivas, a língua, céu da boca e bochechas,removendo todo o resíduo de leite. Com a dedeira é a mesma coisa. O ideal é realizar essa limpeza sempre que possível, e principalmente antes do bebê dormir.
  • Quando nascerem os primeiros dentinhos, o cuidado é redobrado, pois pode ocorrer a famosa cárie de mamadeira caso a higiene não seja eficiente. Essa cárie é muito agressiva, e pode destruir os dentinhos de leite em pouco tempo, e causam muuuuuita dor nos pequenos. Dentes destruídos pela cárie de mamadeira podem cair antes do tempo, e o dente de leite tem uma função na boca. Eles estão ali mantendo o espaço para os permanentes, e caso caiam antes do tempo, podem prejudicar a próxima dentição. Fora que uma criança com dentes destruídos, cariados e com dor, não vai conseguir se alimentar corretamente, podendo ter maiores problemas de saúde. Além do foco de infecção que já está instalado na boca.
  • O que determina o surgimento da cárie além da higiene, é a dieta da criança. Nós temos a mania de adoçar demais nossos alimentos, e passamos isso aos nossos filhos. Devemos lembrar que o bebê não tem uma preferência formada ainda, na questão do paladar, ele não conhece o doce. Então, quando o bebê toma mamadeira artificial, não há a necessidade de incluir açúcar no leite nem no suco. O acúcar industrializado não tem valor nutricional nenhum para a criança, e portanto não deve ser incluída na sua dieta. Muitas mães e pais tem o hábito de dar chupetas açucaradas para o bebê "acalmar", e preparam mamadeiras hiper açucaradas para o bebê mamar, muitas vezes durante a noite. Esse tipo de hábito quando associado á falta de limpeza da boca do bebê com certeza levará o anjinho a sofrer, e muito com as  doloridas cáries. Inclusive é desse hábito que vem o nome cárie de mamadeira, pois geralmente acomete os dentinhos dos bebês que tomam mamadeiras noturnas açuçaradas.
  • Durante a noite, a produção de saliva cessa, e é justamente essa produção salivar que ajuda a combater as bactérias que causam a cárie. Dessa forma, a extrutura dental fica enfraquecida, podendo levar ao início do processo carioso. E se essa criança mamou uma mamadeira açucarada e dormiu com esse resíduo de açúcar nos dentinhos, ai ai ai!!!!
  • Mesmo antes de nascerem os primeiros dentinhos, a mão pode levar seu bebê para uma primeira consulta, onde ela vai ter acesso a todas as informações necessárias para proteger a boquinha do seu bebê, e tirar todas as dúvidas com relação a esse assunto.  
  • Eu sei que a rotina com um bebê é desgastante nos primeiros meses, e que no final do dia, depois que o bebê dorme, a gente fica tão exausta que quer mais é dormir junto. Mas é muito importante criar esse hábito junto ao bebê, e muitos permitem que essa limpeza seja feita mesmo dormindo. Pense que é para um bem maior,  e que o esforço vale a pena.
Bom gente, acho que escrevi demais, e acabei postando muita informação pra uma vez só, mas o assunto é tão extenso e importante, que eu me empolgo. Ainda vou escrever em breve sobre a transmissão da cárie (os famosos "selinhos"), o uso da escova dental, etc, etc, etc!!!!!Bjus!!!!!!

6 comentários:

  1. Amiga, parabéns pelo blog... to acompanhando suas dicas e vou anotar tudinho pra qdo tiver um baby...Bjoss
    Rosi

    ResponderExcluir
  2. Que legal amiga...fico aqui na torcida!!!Bju!!!!!!Saudade!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, seu blog é inspirador. Estou fazendo uma pequena campanha “Segue meu blog que eu sigo o teu”. Convido-lhe a compartilhar comigo boas experiências. A partir do dia 2 de abril, farei meu primeiro sorteio de brindes.

    Atenciosamente
    Késia Mara

    ResponderExcluir
  4. E eu de novo aqui, super honrada de ser sua seguidora. Me inspirarei em vc quando estiver grávida. Bom fds!
    Atenciosamente
    Késia Mara

    ResponderExcluir
  5. Ai Késia, fico muito feliz em saber disso. Adoro compartilhar minhas experiencias, pois quando estava grávida, foi muito bom ter escutado conselhos e dicas de minhas amigas que já eram mães. Agora é hora de retribuir.Fico feliz em poder ajudar. Qualquer coisa, é só falar. Bjs!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu eu achei vc pelo twiteer. é o Beto, filho do Padrinho Pedro.
    Estamos sem nenhum contato e com muita saudade de vcs. manda noticias liga no meu cel 9914-4439 ou no de casa q é o mesmo ainda.
    deixei um tweet para vc.
    Ah e meus parabéns pela filhota linda.
    da noticias tá

    ResponderExcluir