terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Hora do Banho

Hoje nasceu minha sobrinha Manuella, e me deu vontade de falar sobre um momento muito delicado e especial na rotina de cuidados de um bebê: a hora do banho. Momento de angústia até você dominar esta técnica, que no fundo é simples. No começo dá um medo de machucar o bebê, de derrubar na água, de traumatizar, nossa....fiquei muito tempo dando banho junto com meu marido, ele segurando a Laís e eu lavando ela, até ter segurança de dar banho sozinha. Até porque nos primeiros dias eu estava toda dolorida por causa da cesárea, então foi ótimo ter ajuda. Depois eu fiquei craque, todas ficamos, isso é instinto.
Bem, no começo, a gente tem muitas dúvidas com relação a temperatura da água. Um termômetro de banho é muito útil, eu recomendo, me ajudou muito. A experiência também me ensinou que devemos colocar pouca água na banheira, pois quando eles começam a se debater demais, ás vezes escorregam, e se tiver muita água na banheira, o susto é grande. Eu também recomendo que começem a jogar água no rostinho do bebê, aos poucos, de leve, pra ele ir se acostumando com a água. No começo, eu morria de medo de jogar água no rosto da Laís, então lavava com uma toalhinha molhada e  não deixava cair nem uma gotinha. Para lavar o cabelo, era um malabarismo só. Bem, quando ela ficou maior e eu fui tentar dar um banho de chuveirinho nela, ela tomou o maior susto! Até hoje eu tenho problemas com isso, ela já acostumou um pouco, mas ainda fica muito agoniada quando vai água em seu rosto. Assisti uma matéria sobre natação para bebês e a instrutora recomendou jogar água no rostinho do bebê, bem devagar, pra ele acostumar com a sensação de agua no rosto. Se eu soubesse antes...Caso dê medo de entrar água no ouvido do bebê, não custa nada colocar um chumacinho de algodão para proteger, no meu caso o medo era esse. Mas claro que se deve jogar água aos pouquinhos, só pra ir acostumando mesmo.
Sempre dei o banho na Laís de noite, é um santo remédio pro bebê dormir bem. Um banho relaxante e uma boa mamada, é tiro e queda pro neném dormir um soninho bem gostoso. No frio, dá uma peninha...então nesses dias, deixo o climatizador de ambiente ligado uma meia hora antes(depende da marca do aparelho), dou o banho mais rápido possível, deixando um paninho protegendo o peito, sempre jogando água morninha pra mantê-la aquecida, e não lavo o cabelo todos os dias não. Até porque, não sei se por causa da água mais quente, dava uma descamaçãozinha na cabecinha dela, daí passei a alternar os dias de lavagem. Isso já não ocorre no calor, então posso (e devo) levar todos os dias, já que ela transpira demais.
Voltando aos dias de frio, depois do banho tomado, e da Laisinha devidamente vestida, eu sempre desligava o aparelho climatizador, e deixava ela deitada no berço um tempinho, abria a porta do quarto pra dar uma dissipada no calor produzido pelo aparelho, pra depois sair com ela, sem perigo de dar um choque térmico. Fiz isso aconselhada pelas minhas amigas, e ela passou o inverno inteiro sem nenhuma gripe, só um resfriadozinho bem mequetrefe que durou uns quatro dias. Mas não foi nada, ela só ficou com o nariz escorrendo um pouquinho.
Bem, posso dizer que o banho é até hoje um momento muito gostoso entre eu e minha filha. Ela adora, relaxa, já faz bagunça na água....uma fofa!!E a vida da gente é feita desses momentos mágicos, que passam muito rápido, fiquei pensando nisso hoje enquanto esperava minha sobrinha nascer. Parece que foi ontem que era eu quem estava na maternidade, ganhando a Lais, naquela expectativa toda, naquela ansiedade toda, e hoje, minha filha já está com quase um ano, daqui a pouco meu neném cresce.....é tudo muito rápido mesmo!!!!Então, aproveitem cada momento o máximo que puderem, ok?!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário