quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Relembrando alguns cuidadinhos...

Desde que engravidei, aprendi algumas coisinhas bem básicas, e que gostaria de compartilhar:
  • Todo o creme hidratante que vc puder usar, nunca será demais: Eu sempre me hidratei, tomando  muita água e usando muitos cremes. Na gravidez não foi diferente, usei toneladas de hidratante, principalmente na barriga. Passava a cada duas ou três horas durante o dia, e a noite, quando já estava deitada, aproveitava pra ficar alisando a barriga e conversando com a Laís. Esses momentos foram mágicos, e deram resultados nos dois sentidos. Não tive estrias na barriga, e olhe que ela ficou gigantesca. E dei tanto carinho pra minha filha já dentro da barriga, que ela nasceu um docinho, é super meiga e carinhosa. Não sei se foi por causa disso, mas eu gosto de pensar que foi.
  • Todas as horas que vc puder dormir durante a gravidez, nunca será demais: Como se o sono fosse cumulativo não é? Bom se fosse. Eu ficava me perguntando se não era exagero quando me falavam "durma tudo o que vc tem pra dormir agora, por que depois...." E olhe, não era exagero não, é a pura verdade. Depois que o neném nasce, é desgastante se adaptar a nova rotina, tanta coisa nova, tantos detalhes, dá um medo de errar, de não fazer direito. É como diz uma amiga minha, que com o neném, nasce junto a culpa. Nos sentimos culpadas por tudo, se o  neném chora, se ele não dorme, se ele tem cólica, se o leite diminuiu...e as noites são complicadas, pois o bebezinho precisa mamar a cada duas ou três horas, inclusive durante a noite. Dá um cansaço, uma estafa, somente nessa fase da minha vida que pude perceber a importancia real do sono na nossa vida. Por isso eu digo, aproveitem pra dormir, até porque depois que a gente tem filho, por mais que durma, não é mais um sono tranquilo. Essa frase é bem batida, mas muito verdadeira, a gente sempre se preocupa com alguma coisa. Será que vai passar frio?Será que vai passar calor? Será que não vai regurgitar? Será? Será? Será? Bem, a boa noticia é que a gente se acostuma, e que tudo passa nessa vida. As noites mal dormidas são no comecinho, no meu caso, nos primeiros três meses. Depois o sono do bebê vai regulando, ele passa a não precisar mamar durante a noite, as cólicas vão parando, e tudo vai voltando ao curso normal. Hoje a Laisinha dorme a noite inteirinha, e eu as vezes me pego com saudades das madrugadas em claro, na parceria com o meu marido. Sim, com meu marido, pois ele participa ativamente de tudo. Nossas parcerias da madrugada eram assim: ela acordava chorando, eu trocava e dava de mamar, depois passava ela pro colo do maridão, ele fazia ela arrotar, ficava mais meia hora com ela de pezinho no colo, por causa do refluxo esofágico, e depois fazia ela dormir. Não basta ser pai, tem que participar, e nessa questão meu marido é nota 1000.
  • Toda a fralda e lenço umedecido que você ganhar, nunca será o bastante: Eu ganhei muita fralda e lenço, tanto que eu tive fraldas durante quase 7 meses, foi uma maravilha. Mas um belo dia elas acabaram, e dá-lhe procurar promoção de fraldas pra renovar o estoque. E olhe, como vai fralda viu? Pelo menos a minha filha gasta que é uma beleza, e como ela tem o bumbum muito sensível, tenho que trocar assim que detecto o menor vestígio, mesmo de xixi, senão já abre assadura nela, coitadinha!!!Lenço umedecido eu comecei a usar a  partir dos dois meses, antes eu usava algodão com água morna, como já disse, ela tem a pele muito sensivel, e quando tentei usar lenço nela, deu alergia. Enfim, por volta dos dois meses, consegui usar lencinho. Já a pomada, eu gasto, gasto mesmo, pois quando eu tento passar menos, já fica vermelhinho o bumbum. Então o segredo é lambuzar mesmo, depois é só tirar os resíduos antes de cada banho, com uma gaze molhadinha na água morna. Agora, preciso dizer uma coisa: como eu gosto de trocar fralda, viu? No começo foi um sufoco, até aprender, até pegar o jeito, dava medo de machucar, de não limpar direito, de dar infecção urinária...mas agora que já estou craque, eu adoro. Vou sentir saudades quando ela sair das fraldas... 
Enfim, vou escrevendo as coisas a medida que for me lembrando, ainda mais que eu sei que tem amigas grávidas que estão me acompanhando...foi tão bom escutar a experiência e conselhos de amigas quando eu estava grávida, é um referencial muito importante, pelo menos no meu caso ajudou muito. Espero poder ajudar alguém também!!!!Beijos!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário